OFERTA DE DISCIPLINA – Módulo Tópicos Especiais em Pesquisa Educacional I: “Chaves atuais da pedagogia humanista: competência técnica e fundamentação ética”

Prezados docentes e discentes do PPGEd,

Estão abertas matrículas para o Módulo Tópicos Especiais em Pesquisa Educacional I: “Chaves atuais da pedagogia humanista: competência técnica e fundamentação ética”.
Será ministrado pelo Prof. Dr. Valentín Martínez-Otero Pérez (Universidad Complutense de Madrid) e Prof. Dr. Marlúcia Menezes Paiva (PPGEd/CE/UFRN).

As aulas serão ministradas nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2023 (quarta, quinta e sexta-feira), no horário das 9h às 12h.

O componente será trabalhado a partir de uma metodologia crítica, dialógica e participativa, apoiada na revisão documental, propõe-se promover uma discussão sobre a pedagogia como ciência da educação baseada na pessoa, fundamentada na ética e aberta aos desafios técnicos do nosso tempo. Junto com a dimensão radicalmente pessoal da educação encontramos o seu caráter social, tanto porque se dá em um quadro relacional quanto porque se orienta para a convivência. A educação se encarrega dessa dualidade da condição humana, individual e comunitária. Vários modelos também são discutidos. Por seu caráter teórico-prático, os modelos são valiosos para a compreensão do fenômeno educacional, bem como para o planejamento, implementação e avaliação de ações educativas específicas.

As matriculas estão sendo realizadas via SIGAA e o prazo é até 22/08/2023.

Boas aulas!