CULTURA, CONSUMO E EDUCAÇÃO – Chamada para Capítulo de Livro

CULTURA, CONSUMO E EDUCAÇÃO

Chamada para Capítulo de Livro

Organizadoras: Dra. Patrícia Ignácio (PPGECE FURG), Dra. Mariangela Momo (PPGED UFRN) e Dra. Bruna Aucar (PPGCOM PUC-RIO)

O estudo do consumo como sistema comunicativo capaz de criar e operar representações coletivas têm recebido ampla atenção da academia nas últimas décadas. Através de múltiplas formas discursivas, o fenômeno projeta uma interpretação da realidade, que articula e hierarquiza agentes sociais e comportamentos. Autores como Jean Baudrillard, Mike Featherstone, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky já sinalizavam, no século passado, a forma como a Sociedade do Consumo vem (trans)formando modos de ser, de estar e de se relacionar em sociedade, haja vista que o consumo se tornou um componente fundamental nas engrenagens sociais, políticas e econômicas do mundo moderno-contemporâneo. Cabe destacar que estes novos modos têm produzido sujeitos cada vez mais informados, hedonistas, sensíveis, instáveis e voláteis, instituindo novas relações consigo, com o outro e com a coletividade.

As investigações sobre o consumo enquanto produtor de significados favorecem o diálogo multidisciplinar, além de incitar reflexões sobre práticas sociais, formas de relacionamento, construção de imaginários, princípios éticos e processos de transmissão do conhecimento, seja no tempo presente seja em nossa história cultural.

Estudos têm mostrado, de forma reiterada, o forte entrecruzamento da Cultura do Consumo com as práticas educativas, sejam elas pedagógicas, curriculares, midiáticas ou político-sociais. Nesse sentido, a educação pode ser ponderada tanto como instrumento de manutenção dos processos de distinção social como por sua potência de inovação para romper com paradigmas político-culturais. Na esteira desses questionamentos, objetiva-se dar visibilidade ao caleidoscópio de discussões e pesquisas produzidos acerca das articulações entre esses três eixos temáticos – cultura, consumo e educação. A partir dessa fecunda proposição investigativa, entende-se ser necessário:

(a) Compor diferentes (re)arranjos teórico-metodológicos capazes de descrever, narrar, mapear, fotografar, capturar os rastros, as centelhas, as pistas e as marcas do tempo presente;

(b) Tensionar as conexões, relações e articulações entre Cultura, Consumo e Educação, considerando suas implicações nos modos de ser, de estar e de se relacionar dos sujeitos escolares e na (con)formação dos sujeitos sociais contemporâneos;

(c) Problematizar diferentes momentos históricos, a fim de identificar continuidades e rupturas que legitimam práticas sociais e construções valorativas que gravitam em torno da articulação entre os campos da educação e do consumo;

(d) Investigar linguagens, estéticas, estratégias, artifícios e competências das múltiplas discursividades e narrativas pelas quais representações e práticas de consumo circulam e são experimentadas na cultura;

(e) Inquirir consequências do processo de hipermidiatização e da multiplicação dos ecossistemas midiáticos como produtores de saber e redes de poder;

Convidamos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento a enviar artigos para compor o livro interdisciplinar Cultura, Consumo e Educação, organizado pelas Professoras Dra. Patrícia Ignácio (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG), Dra. Mariangela Momo (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN) e Dra. Bruna Sant Ana Aucar (Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio)

Quanto aos critérios de seleção dos textos, destacam-se:

– atendimento aos aspectos apontados nos itens (a) e (b) da proposta;

– artigos inéditos;

– artigos com revisão ortográfica e gramatical;

– mínimo de 15 páginas e máximo de 20 páginas;

O livro será submetido à Editora da Universidade Federal do Rio Grande, com previsão de lançamento em 2023. Assim sendo, não será cobrado nenhum valor para a publicação.

Os textos devem ser enviados até 15/11/22 para os e-mails: leacefurg@gmail.com e pedsubjetividades@gmail.com