UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

EnglishPortugueseSpanish

Convênio Procad-Amazônia realiza Seminário

Há quatro anos docentes de três programas de pós-graduação em educação, o da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Estadual do Pará (UEPA) proponente e o da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participam do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia com o projeto intitulado Ações integradas de ensino e pesquisa para qualificar a formação na pós-graduação em educação: Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte.

A parceria é resultado do edital nº 21/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O convênio foi finalizado nos últimos dias 20 e 21 de outubro, com o II Seminário do Procad-Amazônia: Interculturalidade e educação em diferentes olhares, realizado na UEPA, com conferências, mesas de debate, lançamento de livro e atividades culturais.

Livro

O livro lançado apresenta os resultados de pesquisas bibliográficas iniciadas no ano de 2020 e concluídas em 2021, nas três universidades vinculadas ao Procad-Amazônia. A maioria constituiu estado de conhecimento, com o levantamento de produções acadêmicas em torno do tema interculturalidade e educação, correspondendo à primeira etapa da pesquisa.

O objetivo foi pesquisar e mapear as produções acadêmicas (teses e dissertações) que foram realizadas a respeito sobre interculturalidade e educação envolvendo as especificidades temáticas dos seguintes eixos: formação de professores e interculturalidade; interculturalidade e educação inclusiva; interculturalidade, educação popular e educação do campo; linguagens e práticas interculturais; relaçãoes ético-raciais e educação intercultural; gênero, sexualidade e interculturalidade e história, interculturalidade e educação.

Resultados

De acordo com a coordenadora do programa no estado, Jocyléia Santana, “O Projeto Procad Amazonia favoreceu a parceria entre as universidades e os grupos de pesquisa proporcionando a produção de livros e artigos científicos e também o estágio pós-doutoral de sete professores do Mestrado em educação da UFT”.

Jocyléia conta ainda que como resultado dessa parceria houve bancas de mestrado, dissertações e teses sobre educação e interculturalidade e livros com Produções de conhecimento sobre interculturalidade e educação. Também há será lançado em dezembro outro livro de pesquisas na área de educação.

O Convênio contou com a coordenação de Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA), Jocyleia Santana dos Santos (UFT) e Luciane Terra dos Santos Garcia (UFRN).

Fonte: https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/31754-convenio-procad-amazonia-e-finalizado-com-seminario#.Y1aInRZ9k_w.whatsapp