UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

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Estrutura curricular

Os componentes curriculares do PPGEd foram organizados em disciplinas, módulos e atividades de orientação

1. DISCIPLINAS

As disciplinas podem ser obrigatórias ou optativas.

a) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Para todos os discentes, em nível de Mestrado e de Doutorado: Filosofia das Ciências e Educação Brasileira.

Filosofia das Ciências

De caráter introdutório, a disciplina tem como eixo central uma reflexão sobre o conhecimento científico, sua produção, sistematização, acumulação e circulação. Apresenta os domínios históricos da construção da ciência e discute os fundamentos filosóficos e epistemológicos das interpretações sobre a realidade. Problematiza a relação entre ciência e filosofia, e procura religar cultura científica e cultura humanística.

Educação Brasileira

A educação escolar brasileira segundo matrizes de pensadores modernos, que concebem a escolarização a partir de concepções de criança, de juventude e de formação humana. O processo de expansão e consolidação da educação escolar no Brasil. A educação brasileira no contexto atual

b) DISCIPLINAS OPTATIVAS:

Vinculadas às Linhas de pesquisa, com exceção da disciplina de Metodologia de Ensino Superior, que possui caráter geral, destinada a todos os pós-graduandos do Programa:

Metodologia de Ensino Superior

Análise dos elementos teórico-metodológicos e técnicos que possibilitem orientar o planejamento e execução do processo de ensino-aprendizagem no âmbito da docência superior, estimulando a criação cultural, o desenvolvimento da mentalidade científica e do pensamento crítico-reflexivo

Disciplinas das Linhas de Pesquisa

Disciplinas gerais da Linha: destinada a todos os discentes da Linha, geralmente, com carga horária de 60h

Ateliês: de caráter específico, organizadas em função das atividades de pesquisa dos Grupos de Pesquisa ligados às Linhas, todos com 30h.

2. MÓDULOS

Existem 6 módulos com cargas-horárias diferentes, de caráter optativo, para atender às demandas gerais do Programa.

3. ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS:

Existem 6 módulos com cargas-horárias diferentes, de caráter optativo, para atender às demandas gerais do Programa.

Nível: Mestrado

SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO

Os Seminários de Orientação de Dissertação I, II, III e IV propõe-se a nortear o processo de elaboração individual e coletiva da construção das dissertações priorizando o enfoque nas questões teóricas, metodológicas e técnicas, articuladas à produção das dissertações nos Grupos e Linhas de Pesquisa.

Seminário de Orientação de Dissertação I – 15h

Ementa: Discute a construção do conhecimento científico, à luz da problemática atual da ciência, considerando os planos filosóficos, epistemológicos, éticos etc. Subsidia com base nos elementos teórico-metodológicos a redefinição do objeto de pesquisa, a delimitação do problema, os objetivos, as hipóteses de trabalho (quando for o caso).

Seminário de Orientação de Dissertação II – 15h

Ementa: Aprofunda as questões teóricas e metodológicas da dissertação. Discute métodos e técnicas de pesquisa gerais e específicas articulados aos objetos de estudo dos pós-graduandos, suas potencialidades e limitações. Enfatiza os aspectos gerais que caracterizam o trabalho de campo das dissertações (quando for o caso), destacando as influências dos contextos da pesquisa e do pesquisador, assim como os procedimentos de apreensão e construção das questões em estudo.

Seminário de Orientação de Dissertação III – 15h

Ementa: Aprofunda os procedimentos teóricos e metodológicos para a organização, análise e interpretação das informações, dados relativos às questões de pesquisa das dissertações. Reflete sobre os elementos estruturais da lógica da pesquisa articuladora das questões teórico-metodológicas adotadas.

Seminário de Orientação de Dissertação IV – 15h

Ementa: Discute a versão preliminar do texto da dissertação em sua estrutura completa considerando as orientações e sugestões apresentadas nos seminários anteriores. São momentos para validar e avaliar a fase conclusiva das dissertações.

Dissertação de Mestrado – 0h

Cadastrada como “atividade de orientação individual”, sem ementa ou carga horária.

Nível: Doutorado

SEMINÁRIOS DE PESQUISA

Os Seminários de Pesquisa da Formação Doutoral I, II, III e IV visam contribuir com o avanço e elaboração da tese. Têm como meta orientar e acompanhar, de forma coletiva, o desenvolvimento da tese oferecendo subsídios para aprofundar os aspectos teóricos, metodológicos e técnicos que os trabalhos científicos, neste nível, requerem.

Seminário de Pesquisa I – 30h

Ementa: Discute a construção do conhecimento científico, à luz da problemática atual da ciência, considerando os planos filosóficos, epistemológicos, éticos etc. Prioriza a discussão dos enfoques metodológicos da pesquisa em educação para a delimitação do objeto de estudo e seus referenciais. Promove o refinamento e aperfeiçoamento do projeto de tese centrado nos aportes teórico-metodológicos que lhes dão base, articulando-o com o interesse da Linha de Pesquisa em que se vincula o pós-graduando. Propicia o avanço do doutorando na elaboração da tese. Subsidia a elaboração do texto a ser apresentado no Seminário de Formação Doutoral I.

Seminário de Pesquisa II – 30h

Ementa: Examina o estágio de progressão da tese, à luz das sugestões e contribuições apresentadas no Seminário de Pesquisa I e no Seminário de Formação Doutoral I. Aprofunda as discussões teórico-metodológicas para a apreensão e construção das questões de pesquisa. Avalia a produção da tese e sua estrutura inicial.

Seminário de Pesquisa III – 30h

Ementa: Aprofunda a discussão da base teórica e metodológica considerando as necessidades das teses em desenvolvimento. Discute os recursos adotados para a consolidação dos procedimentos metodológicos que norteiam a análise do objeto de estudo das teses. Fornece elementos para o avanço da tese a ser apresentada no Seminário de Formação Doutoral II.

Seminário de Pesquisa IV – 30h

Ementa: Discute a versão preliminar da tese em sua estrutura completa, considerando as orientações e sugestões apresentadas no Seminário de Formação Doutoral II.

SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO DOUTORAL

Os Seminários de Formação Doutoral I e II: reflexão crítica acerca da produção da tese, têm a função de examinar e qualificar, em dois momentos, o desenvolvimento do trabalho de tese.

Conta com a participação de professores pesquisadores (internos e externos ao Programa), especialistas nas temáticas em estudo, que analisam os textos das teses por meio de arguições e pareceres escritos. São momentos para avaliar, validar e oportunizar o avanço dos trabalhos dos doutorandos.

Seminário de Formação Doutoral I – 30h

Ementa: Avalia o texto inicial das teses, na sua concepção, focalizando a atenção ao objeto de estudo, problemática, objetivos, definições teórico-metodológicas. Subsidia elementos para as discussões dos Seminários de Pesquisa e a sistemática de orientação.

Seminário de Formação Doutoral II – 30h

Ementa: Avalia o texto-tese do doutorando, especialmente as relações de correspondência entre o objeto de estudo proposto, o aporte teórico-metodológico e técnico adotado, sua estrutura, em fase semi-conclusiva. Apresenta elementos de avaliação e qualificação do texto-tese, sugerindo e recomendando mudanças e/ou alterações ao citado texto.

Tese de Doutorado – 0h

Cadastrada como “atividade de orientação individual”, sem ementa ou carga horária.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR – MESTRADO

Duração de 24 (vinte e quatro) meses, mínimo de 270 horas obrigatórias; assim distribuídas:

REQUISITOS MÍNIMOS PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE(A):

270 horas obrigatórias + Proficiência em uma língua estrangeira + Dissertação de Mestrado APROVADA

Obs. 1: Ressalta-se que também compõem as atividades formativas dos pós-graduandos a participação em defesas de dissertação ou tese, em eventos científicos e em grupos de estudos, bem como a realização de publicações.

Obs. 2: Segundo a RESOLUÇÃO N o 162/2023-CONSEPE, de 19 de dezembro de 2023, Art. 61. No prazo de seis meses, após a aprovação na defesa do trabalho final, o discente deverá submeter por meio do sistema oficial de registro e controle acadêmico, o trabalho de conclusão em sua versão final, com as devidas retificações solicitadas pela banca, atestadas pelo orientador; e apresentar à Secretaria do PPGEd o comprovante de trabalhos submetidos ou publicados, relacionados ao tema de pesquisa, sendo, no mínimo, 01 (um) para o mestrado e 02 (dois) para o doutorado. § 1º Serão aceitos para fins de comprovações de trabalhos publicados: artigos científicos submetidosou aprovados para publicação em revista especializada de Qualis A1, A2, A3 ou A4; livro ou capítulo de livro com ISBN. § 2º As publicações apresentadas devem ser em coautoria com o orientador.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR – DOUTORADO

Duração de 36 (trinta e seis) meses; mínimo de 330 horas obrigatórias; assim distribuídas:

REQUISITOS MÍNIMOS PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE DOUTOR(A):

330 horas obrigatórias + Proficiência em duas línguas estrangeiras + Tese de Doutorado APROVADA

Obs. 1: Ressalta-se que também compõem as atividades formativas dos pós-graduandos a participação em defesas de dissertação ou tese, em eventos científicos e em grupos de estudos, bem como a realização de publicações.

Obs. 2Segundo a RESOLUÇÃO N o 162/2023-CONSEPE, de 19 de dezembro de 2023, Art. 61. No prazo de seis meses, após a aprovação na defesa do trabalho final, o discente deverá submeter por meio do sistema oficial de registro e controle acadêmico, o trabalho de conclusão em sua versão final, com as devidas retificações solicitadas pela banca, atestadas pelo orientador; e apresentar à Secretaria do PPGEd o comprovante de trabalhos submetidos ou publicados, relacionados ao tema de pesquisa, sendo, no mínimo, 01 (um) para o mestrado e 02 (dois) para o doutorado. § 1º Serão aceitos para fins de comprovações de trabalhos publicados: artigos científicos submetidosou aprovados para publicação em revista especializada de Qualis A1, A2, A3 ou A4; livro ou capítulo de livro com ISBN. § 2º As publicações apresentadas devem ser em coautoria com o orientador.

As Estruturas Curriculares desses cursos, incluindo a lista das componentes Optativas, podem ser encontradas na página pública do SIGAA, pelo caminho:

www.sigaa.ufrn.br > Pós-Graduação/Stricto Sensu > Cursos > MESTRADO EM EDUCAÇÃO ou DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

– Acessando o arquivo:
Reestruturação Curricular do PPGEd

Documentos – Orientações de Matrículas

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