PPGED - Programa de Pós-Gradução em Educação

UFRN

Linhas de Pesquisas


  • EDUCAÇÃO E INCLUSÃO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Débora Regina de Paula Nunes; Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo; Jefferson Fernandes Alves; Lúcia de Araújo Ramos Martins; Luzia Guacira dos Santos Silva; Maria Aparecida Dias; Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães.

    DESCRITOR DA LINHA:
    Investiga, no campo da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, temáticas relacionadas às políticas, à formação docente e às práticas pedagógicas e artísticas nos diversos níveis e contextos educacionais.

    GRUPOS DE PESQUISA:
    a) Educação de Pessoas com Necessidades Especiais.


  • EDUCAÇÃO, CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    André Ferrer Pinto Martins; Claudianny Amorim Noronha; Fredy Gonzalez; Iran Abreu Mendes; Josineide Silveira de Oliveira; Josivânia Marisa Dantas; Maria da Conceição Xavier de Almeida; Marlécio Maknamara Cunha; Tatyana Mabel Nobre Barbosa.

    DESCRITOR DA LINHA:
    Estudos e pesquisas que problematizam a construção das ciências e sua relação com os processos formativos e as práticas sociais, nas abordagens da matemática, das ciências naturais, das linguagens, de Paulo Freire e da complexidade.

    GRUPOS DE PESQUISA:
    a) Grupo de estudos da complexidade (GRECOM);
    b) Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM);
    c) Ensino de Ciências e Cultura (ECC);
    d) Grupos de estudos e pesquisa em ensino de matemática e de língua portuguesa (CONTAR).


  • EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E MOVIMENTO


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Alessandra Cardozo de Freitas; Avelino Aldo de Lima Neto; José Pereira de Melo; Karenine de Oliveira Porpino; Maria das Graças Pinto Coelho; Marly Amarilha (Coordenadora); Terezinha Petrucia da Nóbrega.

    DESCRITOR DA LINHA:
    Estudos e pesquisas em leitura, literatura, dispositivos midiáticos e informacionais, das linguagens, do corpo e da cultura de movimento na educação.

    GRUPOS DE PESQUISA:
    a) Corpo, fenomenologia e movimento (ESTESIA);
    b) Corpo e cultura de movimento (GEPEC);
    c) Ensino e linguagem;
    d) Estudos de Mídia - Análises e Pesquisas em Cultura, Produtos e Processos Midiáticos / Práticas Sociais.


  • EDUCAÇÃO, REPRESENTAÇÕES E FORMAÇÃO DOCENTE


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Adir Luiz Ferreira; Betânia Leite Ramalho; Cynara Ribeiro; Elda Silva do Nascimento Melo; Isauro Beltrán Nuñez; Moisés Domingos Sobrinho.

    DESCRITOR DA LINHA:
    Pesquisa sobre o docente, o estudante, suas práticas, os processos formativos, inicial e continuado de formação e desenvolvimento sócio profissional. Privilegia as abordagens teórico-metodológicas que tomam como eixo a profissionalização docente, a comunicação, os processos psicossociais e socioculturais da aquisição e produção de conhecimentos em contextos educacionais, na educação básica e no ensino superior. Centra-se em três eixos: a) processos de aprendizagem e formação da docência; b) os sistemas socioculturais, socialização e educação na escola contemporânea; c) identidade e representações sociais na educação.

    GRUPOS DE PESQUISA:
    a) Aprendizagem, formação e profissionalização docente;
    b) Escola contemporânea e olhar sociológico;
    c) Representações sociais e educação.


  • EDUCAÇÃO, ESTUDOS SOCIOHISTÓRICOS E FILOSÓFICOS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Antônio Basílio Novaes Tomás de Menezes; Lucrécio Araújo de Sá Júnior; Maria Arisnete Câmara de Morais; Maria da Conceição Ferrer S. Passeggi; Maria Inês Sucupira Stamatto; Marlúcia Menezes de Paiva; Marta Maria de Araújo; Olivia Morais; Walter Pinheiro Barbosa Júnior.

    DESCRITOR DA LINHA:
    Aborda temáticas referentes aos fundamentos históricos, filosóficos e sociopolíticos da educação. Privilegia práticas educativas em suas diversas manifestações escolares e não escolares.

    GRUPOS DE PESQUISA:
    a) Grupo de pesquisa cultura, história e filosofia da educação;
    b) Educação de crianças, jovens e adultos e seus fundamentos sócio históricos.


  • EDUCAÇÃO, POLÍTICA E PRÁXIS EDUCATIVAS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Alda Maria D. Araújo Castro; Antônio Cabral Neto; Antônio Lisboa Leitão de Souza; Dante Henrique de Moura; Gilmar Barbosa; Luciane Terra dos Santos Garcia; Magna França; Maria Aparecida de Queiroz; Maria Goretti Cabral Barbalho; Walter Barbosa.

    DESCRITOR DA LINHA:
    Desenvolve estudos e pesquisas numa perspectiva crítica e contextualizada, sobre as políticas de educação básica e superior, contemplando os eixos: educação e trabalho; gestão e financiamento; políticas de formação de professores e gestores.

    GRUPOS DE PESQUISA:
    a) Políticas, Gestão e Financiamento da educação básica;
    b) Políticas da Educação Superior.


  • EDUCAÇÃO, CURRICULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Alessandro Augusto Azevedo; Crislane Barbosa Azevedo; Denise Maria de Carvalho Lopes; Erika dos Reis Gusmão Andrade; Karyne Dias Coutinho; Maria Estela Campelo de Holanda; Mariângela Momo; Rosália de Fátima e Silva.

    DESCRITOR DA LINHA:
    Cultura e Educação; processos de construção de conhecimentos e saberes em diferentes contextos; práticas pedagógicas e curriculares para a educação de crianças, jovens e adultos; processos de formação inicial e continuada de profissionais da educação.

    GRUPOS DE PESQUISA
    a) Infância, Cultura, Educação e Práticas Pedagógicas;
    b) Currículo, Saberes e práticas educativas.

Revista Educação em Questão

A Revista Educação em Questão, editada desde 1987, nasceu da iniciativa de professores do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando o Mestrado em Educação, instalado em 1978, completou nove anos formando mestres nas ...

Conheça o projeto