PPGED - Programa de Pós-Gradução em Educação

UFRN

Linhas de Pesquisas


  • EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E MOVIMENTO


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Alessandra Cardozo de Freitas; José Pereira de Melo; Karenine de Oliveira Porpino; Maria das Graças Pinto Coelho; Marly Amarilha; Terezinha Petrucia da Nóbrega. .

    DESCRIÇÃO:
    Estudos e pesquisas em leitura, literatura, dispositivos midiáticos e informacionais, das linguagens, do corpo e da cultura de movimento na educação.

    TÍTULO

    DESCRIÇÃO

    Corpo, Fenomenologia e Movimento

    Corpo, Estética, Movimento Humano,  Expressividade e Filosofias do Corpo.

    Grupo de Pesquisa Corpo e cultura de movimento

    Corpo, cultura de movimento e inclusão. Educação Física Escolar e Cultura de Movimento. Saúde e Sociedade.

    Ensino e Linguagem

    Estuda a formação do leitor na interface Educação, Leitura e Ficções.

    Grupo de Estudos de Mídia - Análises e Pesquisas em Cultura, Produtos e Processos Midiáticos / Práticas Sociais

    Investiga os meios de comunicação como processos sociais e históricos


  • EDUCAÇÃO, CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    André Ferrer Pinto Martins; Marlécio Maknamara Cunha; Josivânia Marisa Dantas; Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco; Iran Abreu Mendes; Maria da Conceição Xavier de Almeida; Tatyana Mabel Nobre Barbosa; Claudianny Amorim Noronha; Josineide Silveira de Oliveira e Bernadete Barbosa Morey..

    DESCRIÇÃO:
    Estudos e pesquisas que problematizam a construção das ciências e sua relação com os processos formativos e as práticas sociais, nas abordagens da matemática, das ciências naturais, das linguagens, de Paulo Freire e da complexidade.

    TÍTULO DESCRIÇÃO

    Grupo de estudos da complexidade

    Pesquisas que repensam a relação ciência-tradição a partir da possibilidade de diálogo entre essas duas formas de representação do mundo, com vistas a consolidar uma ecologia das ideias base complexa e transdisciplinar. Buscam ultrapassar a monocultura da mente, matizar os contornos e estilos distintos que conformam essas estruturas cognitivas/discursivas fazendo religar prosa-poesia, ciências-éticas-políticas.

    GEPEM

    Estuda a relação entre conteúdos e metodologias de ensino a partir de uma abordagem temática, dialógica, e de construção coletiva. Tem como foco a busca dos fatores que facilitam a constituição da autonomia dos sujeitos coletivos (escolas, movimentos sociais, comunidades e grupos) na produção e a apropriação de conhecimentos. Formação de professores, programas escolares, currículos, ciências naturais e educação do campo são áreas já trabalhadas no grupo.

    Ensino de Ciências e Cultura

    No campo do Ensino de Ciências, preocupa-se com as relações entre as epistemologias científicas e os processos de ensino-aprendizagem das ciências naturais e da matemática, nos diversos níveis e contextos de ensino. Compreende a ciência como cultura e investiga tanto a dimensão histórica, cultural e filosófica da produção da ciência quanto possibilidades de relações entre o conhecimento científico estabelecido e sua inserção social e escolar.

    Grupos de estudos e pesquisa em ensino de matemática e de língua portuguesa

    Pesquisa nas áreas de Matemática e de Língua Portuguesa com foco na educação básica, formação docente e políticas públicas. Focaliza a relação linguagens e educação, partindo de perspectivas teóricas de base interacionista, que situam a linguagem como prática sóciodiscursiva e a educação centrada no sujeito.


  • EDUCAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Adir Luiz Ferreira; Betânia Leite Ramalho; Cynara Teixeira Ribeiro; Elda Silva do Nascimento Melo; Isauro Beltrán Nuñez e Moisés Domingos Sobrinho.

    DESCRIÇÃO:
    Pesquisa sobre o docente, o estudante, suas práticas, os processos formativos, inicial e continuado de formação e desenvolvimento socioprofissional. Privilegia as abordagens teórico-metodológicas que tomam como eixo a profissionalização docente, a comunicação, os processos psicossociais e socioculturais da aquisição e produção de conhecimentos em contextos educacionais, na educação básica e no ensino superior. Centra-se em três eixos: a) processos de aprendizagem e formação da docência; b) os sistemas socioculturais, socialização e educação na escola contemporânea; c) identidade e representações sociais na educação.

    TÍTULO

    DESCRIÇÃO

    Aprendizagem, formação e profissionalização docente

    O grupo focaliza a sua atenção nos estudos relativos aos processos de aprendizagem e de formação de estudantes do ensino médio e superior, e de professores, tomando como pressuposto a escola histórico cultural e no caso dos professores a abordagem da profissionalização docente. As pesquisas em desenvolvimento tratam das temáticas seguintes: a pedagogia como referência da formação profissional; a base de conhecimentos/saberes que configura o núcleo da profissão e a sua identidade profissional; o desenvolvimento profissional e a epistemologia da prática docente, os processos de representação da atividade profissional, os processos de aprendizagem no ensino médio e superior e o acesso à Universidade.

    Escola contemporânea e olhar sociológico

    O tema geral do grupo tem como referência o contexto contemporâneo das mudanças educacionais, tratando especialmente de temáticas relacionadas às dimensões sociológicas da experiência educacional, na vida de professores e estudantes, na socialização escolar, nos fenômenos sociais e educativos nos processos de ensino-aprendizagem. Essa abordagem crítica sobre as relações entre educação, socialização e escolarização, compreende as práticas sociais e pedagógicas no cotidiano escolar, incluindo a perspectiva da subjetividade dos educandos e professores, o conhecimento local nas suas apresentações sociais, as interações simbólicas e emocionais que compõem o mundo escolar.

    Representações sociais e educação

    O grupo de pesquisa Representações Sociais e Educação realiza  estudos e pesquisas a respeito de fenômenos educacionais com base  na teoria elaborada por Serge Moscovici, ou, conforme mais comumente denominada, na perspectiva moscoviciana, a partir da qual três tipos de diálogos teórico-epistemológicos são desenvolvidos com: a sociogênese das representações sociais, tal como proposta pelo suíço Wolfgang Wagner; a praxiologia social de Pierre Bourdieu; e com outros autores que possibilitem a construção de modelos teóricos específicos para a apreensão dos fenômenos relativos à formação e à docência.


  • EDUCAÇÃO, ESTUDOS SOCIOHISTÓRICOS E FILOSÓFICOS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Antônio Basílio Novaes Tomás de Menezes; Lucrécio Araújo de Sá Júnior; Maria Arisnete Câmara de Morais; Maria Inês Sucupira Stamatto; Marlúcia Menezes de Paiva; Maria da Conceição Ferrer S. Passeggi; Marta Maria Araújo e Olívia Morais de Medeiros Neta;.

    DESCRIÇÃO:
    Aborda temáticas referentes aos fundamentos históricos, filosóficos e sociopolíticos da educação. Privilegia práticas educativas em sua diversas manifestações escolares e não escolares.

    TÍTULO DESCRIÇÃO

    Grupo de pesquisa cultura, história e filosofia da educação

    Estuda os fundamentos da educação em seus aspectos históricos, filosóficos e sociopolíticos. Contempla o estudo das instituições educativas em suas práticas escolares e não escolares; os movimentos socioeducativos da igreja católica; princípios e modelos de ensino no campo da história e da filosofia; docência, literatura e gênero; história do livro didático e da alfabetização, com foco na formação de uma sociedade.

    Educação de crianças, jovens e adultos e seus fundamentos sociohistóricos

    Realiza pesquisas e promove estudos sobre a educação de crianças, jovens e adultos, com ênfase nas políticas públicas e gestão da educação. Investiga a formação ao longo da vida mediante o uso de narrativas autobiográficas como método de pesquisa e dispositivo de formação.

     


  • EDUCAÇÃO, POLÍTICA E PRÁXIS EDUCATIVAS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Alda Maria D. Araújo Castro; Luciane Terra dos Santos Garcia; Magna França; Antônio Cabral Neto;; Dante Henrique de Moura; Gilmar Barbosa Guedes; Maria Goretti Cabral Barbalho; Maria Aparecida de Queiroz e Walter Pinheiro Barbosa Júnior..

    DESCRIÇÃO:
    Desenvolve estudos e pesquisas numa perspectiva crítica e contextualizada, sobre as políticas de educação básica e superior, contemplando os eixos: educação e trabalho; gestão e financiamento; políticas de formação de professores e gestores.

    TÍTULO DESCRIÇÃO

    Políticas, Gestão e Financiamento da educação básica

    Direciona-se para estudos e avaliação de políticas, planos, programas, projetos e experiências dos sistemas educacionais.

    Políticas da Educação Superior

    Analisa as políticas da educação superior com ênfase na expansão, diversificação e internacionalização.

     


  • EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Denise Maria de Carvalho Lopes; Mariangela Momo; Karyne Dias Coutinho; Alessandro Augusto Azevedo; Crislane Barbosa Azevedo; Erika dos Reis Gusmão Andrade; Márcia Maria Gurgel Ribeiro; Maria Estela Campelo; Rosália de Fátima e Silva e Vândiner Ribeiro..

    DESCRIÇÃO:
    Cultura e Educação; processos de construção de conhecimentos e saberes em diferentes contextos; práticas pedagógicas e curriculares para a educação de crianças, jovens e adultos; processos de formação inicial e continuada da educação.

    TÍTULO

    DESCRIÇÃO

    Infância, Cultura, Educação e Práticas Pedagógicas

    Relações infância e cultura; educação da criança; práticas pedagógicas e currículo em diferentes contextos.

    Currículo, Saberes e práticas educativas

    Cultura, Currículo escolar e universitário; processos e práticas na construção do conhecimento do adulto em diferentes contextos educativos.


  • EDUCAÇÃO E INCLUSÃO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS


    PROFESSORES PESQUISADORES:
    Débora Regina de Paula Nunes; Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo; Jefferson Fernandes Alves; Lúcia de Araújo Ramos Martins; Luzia Guacira dos Santos Silva; Maria Aparecida Dias e Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães.

    DESCRIÇÃO:
    Investiga, no campo da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, temáticas relacionadas às políticas, à formação docente e às práticas pedagógicas e artísticas nos diversos níveis e contextos educacionais.

    TÍTULO DESCRIÇÃO

    Educação de Pessoas com Necessidades Especiais

    Investiga, no campo da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, temáticas relacionadas às políticas, à formação docente e às práticas pedagógicas e artísticas nos diversos níveis e contextos educacionais.

     

Revista Educação em Questão

A Revista Educação em Questão, editada desde 1987, nasceu da iniciativa de professores do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando o Mestrado em Educação, instalado em 1978, completou nove anos formando mestres nas ...

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